BUSCA   Line   Line  
Icon Facebook Icon Twitter Icon Linkedin Icon Instagram Icon Youtube
Idioma:         
Logo Banco da Família

HOME
Line
QUEM
SOMOS
Line
NOSSOS
PRODUTOS
Line
BLOG
Line
TRABALHE
CONOSCO
Line
ONDE
ESTAMOS
Line
DÚVIDAS
FREQUENTES
Line
FALE
CONOSCO
Line
OUVIDORIA
Icon Facebook Icon Twitter Icon Linkedin Icon Instagram Icon Youtube
Idioma:         

BLOG

Line

TODAS AS INFORMAÇÕES DO BANCO DA FAMÍLIA EM UM SÓ LUGAR

 
9 de abril de 2019
Categorias Notícias

Iniciativa que oferece microcrédito para pessoas na base da pirâmide será destaque no Festival Global de Inovação Social

Fundadora e presidente do Banco da Família, maior gerador de desenvolvimento social do Brasil entre instituições de microfinanças (MicroRate), Isabel Baggio está confirmada no Festival Global de Inovação Social do Impact Hub. O evento será no próximo domingo, dia 14, em Florianópolis, e tem como objetivo promover a troca de experiências entre participantes de mais de 100 cidades diferentes pelo mundo.

Isabel vai compor a roda de conversa “Inovação na base da pirâmide – Inovação e microempreendedorismo“, onde irá compartilhar a experiência a frente da instituição que há mais de 20 anos disponibiliza microcrédito a quem não tem acesso ao sistema financeiro tradicional nos três Estados do Sul do Brasil.

“O Banco da Família surgiu como uma alternativa simplificada aos pequenos negócios, formais e informais, e ao longo de duas décadas tem contribuído para o desenvolvimento regional e a transformação da realidade de milhares de famílias”, contou a empreendedora.

A roda de conversa com a fundadora do negócio social ocorre às 13h30min, no Centro de Inovação ACATE – Primavera. Além dela, farão parte do debate a gerente de Mercado do Sebrae, Soraya Tonelli, e a analista de Inovação do Sebrae, Olivia Castro, com mediação da Maíra Rodrigues, do Impact Hub Floripa.

O evento integra uma tradição da comunidade dos Impact Hubs pelo mundo, que se reúnem em alguma de suas localidades. Em 2019, pela primeira vez o evento será no parte sul do globo, em Florianópolis. O evento geralmente é voltado para makers — quem trabalha em Impact Hubs — mas, a edição de Floripa foi aberto ao público (inscrições já encerradas).

O Banco da Família

O associativismo entre mulheres empreendedoras de Lages, na Serra Catarinense, foi o que possibilitou a criação da instituição, em 1998, após levantarem em torno de R$ 200 mil entre doações e apoio governamental.

“Muitos achavam que era um projeto imprudente investir em algo que iria emprestar dinheiro para trabalhadores informais, que não tinham acesso ao crédito e não conseguiam financiamento para crescer, mas provamos o contrário”, lembra Isabel.

A instituição, que até 2003 levava o nome de Banco da Mulher e impulsionava, principalmente, pequenos negócios que filhas, mães e avós assumiam para ajudar no sustento da família, está em acelerado processo de expansão. Com 19,9 mil clientes ativos e 171 funcionários, o Banco da Família está presente em 80 municípios dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Ao longo da história, já concedeu mais de R$ 775 milhões em crédito, em cerca de 289 mil operações.

Isabel Baggio

Fundadora do Conselho Estadual da Mulher Empresária, Fundadora e Presidente do Instituto José Pascoal Baggio, Diretora de Marketing da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Diretora do Jornal Correio Lageano, Isabel Baggio é fundadora e preside o Banco da Família, negócio social de microfinanças voltado para pessoas que estão na base da pirâmide. Em 2018, o BF foi classificado como a melhor instituição de microfinanças da América Latina e maior geradora de desenvolvimento social do Brasil, segundo a MicroRate empresa especializada em avaliações da área.