BUSCA   Line   Line  
Icon Facebook Icon Twitter Icon Linkedin Icon Instagram Icon Youtube
Idioma:         
Logo Banco da Família

HOME
Line
QUEM
SOMOS
Line
NOSSOS
PRODUTOS
Line
BLOG
Line
TRABALHE
CONOSCO
Line
ONDE
ESTAMOS
Line
DÚVIDAS
FREQUENTES
Line
FALE
CONOSCO
Line
OUVIDORIA
Icon Facebook Icon Twitter Icon Linkedin Icon Instagram Icon Youtube
Idioma:         

BLOG

Line

TODAS AS INFORMAÇÕES DO BANCO DA FAMÍLIA EM UM SÓ LUGAR

 
29 de março de 2019
Categorias Notícias

Semana da Água de Lages 2019

Durante os dias 18/03 à 23/03, a cidade de Lages vivenciou a Semana da Água de forma antes nunca vista. Foram dias intensos de conscientização e sensibilização da população para um tema muito importante: a água. É a fonte de vida, dependemos dela para viver. O Brasil é privilegiado neste assunto, segundo informações do Projeto Brasil da Águas, a maior reserva de água doce da Terra está aqui, cerca de 12% do total mundial. No entanto, há muito a ser feito para que tenhamos uma população consciente das boas práticas de preservação deste recurso tão importante.

A Semana da Água une-se a esse propósito. O primeiro dia da programação marcou o lançamento e oficialização do Fórum Permanente de Saneamento Básico de Lages. Formado por iniciativa de diferentes instituições locais, o fórum tem como objetivo a melhoria dos índices de saneamento básico na cidade e sensibilização da população em relação a importância da melhoria da saúde das pessoas. A Semana da Água foi a primeira ação efetiva do fórum. O ponto alto do primeiro dia foi quando dois Guardas Mirins do Parque leram o manifesto onde selava o compromisso das instituições em prol da água. O evento de lançamento aconteceu no Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto.

O segundo dia foi de Ação na Praça Vidal Ramos Sênior, no centro de Lages. Estiveram presentes as principais mascotes da cidade para sensibilizar e chamar a atenção das pessoas que passavam pela praça, que possui grande fluxo de pessoas. Através de panfletagem foram feitas orientações sobre saneamento básico e saúde. A estimativa é de que 300 pessoas participaram da ação.

No terceiro dia da Semana da Água aconteceu a Palestra Zoonoses e Tratamento dos efluentes no Meio Rural, no auditório da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac. A profª Dra. Bruna Silva docente Mestrado em Saúde e Ambiente da Uniplac abordou o tema: Saúde Única e Zoonoses. O médico veterinário UVZ Unidade de Vigilância em Zoonoses, Mayckon Antonio Cardoso Padilha, falou sobre as doenças teníase e cisticercose relacionada a falta de saneamento básico no meio rural. E fechando a noite de palestra, Rafael Guedes, engenheiro civil operando no sistema de Água e Esgoto do Consórcio Águas do Planalto falou sobre tratamento de efluentes.

Na quinta-feira, cerca de 50 pessoas participaram do Projeto Conhecendo os Destinos do Lixo. O projeto faz um circuito de visitação no aterro sanitário municipal, cooperativa de reciclagem no bairro São Miguel e dá informações para minicompostagem ecológica no CAV – Udesc.

Na manhã do dia 22/03 aconteceu a Capacitação Hidráulica TIGRE para profissionais da obra, no auditório da ACIL. A palestra interativa trouxe dicas e informações importantes para a construção e manutenção hidráulica das residências. No período da tarde, aconteceu a ação de sensibilização no Parque Jonas Ramos, o tanque. A ação contou com a participação da ETA piloto, Lixo Orgânico Zero, coleta de óleo, recicláveis, eletroeletrônicos e orientação sobre compostagem.

A programação teve encerramento no sábado, 23/03, com atividades e dinâmicas relacionadas à água com o grupo de escoteiros Heliodoro Muniz e pintura de rosto com os Voluntários da Alegria. A manhã ainda teve a participação da ETA piloto.

Confira algumas fotos dessa semana:

 

 

Por: Marketing BF