Banco da Família Apoio ao seu trabalho
Você está em: Página Inicial > Notícias

NOTÍCIAS

1º ENCONTRO DO PROGRAMA DE MICROFINANÇAS DE SC




 

Promovido pela Amcred-SC, encontro que reuniu 17 instituições de microfinanças de Santa Catarina foi encerrado nesta quinta-feira (19), em Blumenau, com o anúncio da criação de um fundo garantidor de crédito, que deve começar a operar em julho de 2016. Segundo a presidente da Amcred-SC (Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina) e do Banco da Família, Isabel Baggio, há uma estimativa de que 25% da carteira de clientes das OSCIPs venham a aderir ao fundo, que tem como principal característica, a dispensa de avalista. “É uma conquista importante do ponto de vista social, pois vai permitir que o dinheiro chegue ao microempreendedor mesmo com poucas garantias”, avaliou a presidente. O evento marcou ainda o Dia Estadual do Microcrédito (18 de novembro).


O presidente do Badesc, Olívio Rocha, que participou do encontro, anunciou que o banco de fomento vai reduzir as taxas de juros para as instituições de microfinanças em dois pontos percentuais ao ano para as que forem avaliadas com B+, e em 1,5 ponto percentual para as que otiverem a classificação B na nota de risco (ou rating). Rocha disse ainda que o Badesc vai adotar o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central para a instituição de um fundo de aval. O SCR é o principal instrumento utilizado pela supervisão bancária para acompanhar as carteiras de crédito das instituições financeiras. Nesse sentido, desempenha papel importante na garantia da estabilidade do sistema financeiro e na prevenção de superendividamento.

 

O superintendente regional do Sebrae em Santa Catarina, Carlos Guilherme Ziguelli, também destacou o empreendedorismo, a criatividade e a capacidade do povo catarinense de enfrentar as diversidades. Ziguelli observou que mesmo tendo apenas 1% do território brasileiro e ser um estado pouco populoso, Santa Catarina oscila entre a 5ª e a 6ª maior economia do país. Esse resultado, segundo ele, se deve em muito aos pequenos negócios. “Devemos fazer todos os esforços para preservar esse modelo de economia, para que ele possa ser legado às futuras gerações”, disse o superintendente do Sebrae-SC.

 

Ziguelli aproveitou a presença de dezenas de dirigentes de instituições de microfinanças presentes ao encontro para anunciar a renovação do Programa Juro Zero com o Badesc, garantindo a sua continuidade por mais três anos.

 

PALESTRA

Palestrante do encontro, o economista Carlos Alberto dos Santos, diretor da Cosinergia Consultoria, falou para uma atenta plateia por cerca de uma hora. Santos, que além de consultor é ex-diretor do Sebrae e professor, abriu sua fala observando que o grande número de agentes de microcrédito, espalhados geograficamente no estado, é um caso único no país. “Foi necessário muito empenho, muita insistência, muita resiliência para avançar e chegar a esse estágio”, disse. “E o fato de existir a Amcred-SC traz um diferencial competitivo único, que apresenta resultados expressivos: quase 2 bilhões de reais em operações, 664 mil contratos e mais de 61 mil clientes ativos”.
Ele considerou também muito relevante o grande número de MEIs (191 mil) existentes em Santa Catarina. “Se levarmos em conta que apenas 30% deles tomaram empréstimo, temos ainda uma boa margem de clientes para atender”.
Na opinião de Santos, a vocação empreendedora dos catarinenses por si só não explica totalmente o fato de o estado se desenvolver no segmento de pequenos negócios. “O microcrédito, com sua capilaridade, teve um papel decisivo no desenvolvimento das pequenas empresas”, observou o consultor.
Sobre o futuro do setor de microfinanças, Santos acredita que é preciso uma articulação cada vez maior entre o poder público e o setor privado. “O microcrédito é uma atividade complexa e a solução oferecida pelo mercado não é suficiente”, afirma o especialista. “Os bancos tradicionais não estão preparados para esse segmento; mesmo que quisessem atuar no microcrédito, não estariam dimensionados para isso”.

 

PRÊMIO

O 1º Encontro do Programa de Microfinanças de Santa Catarina foi encerrado com a apresentação dos finalistas do “Prêmio Talentos do Programa de Microfinanças de Santa Catarina 2015”, nas categorias Empreendedores e Agentes de Crédito.

 

Fonte: Amcred/SC.
 

E-mail ENTRE EM CONTATO CONOSCO ATRAVÉS DO E-MAIL:
contato@bancodafamilia.org.br
Onde estamos ENCONTRE A UNIDADE DO BANCO DA FAMÍLIA MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ:
Produzido por Orbi